Falsas Reivindicações de Direitos Autorais no YouTube!
- Marlon (XGamer)
- 14 de out. de 2015
- 2 min de leitura

Acordei essa manhã e tive mais uma surpresa - como já tive antes - mas dessa vez triplicada. Como a imagem abaixo mostra: não foi UMA, nem DUAS... foram TRÊS reivindicações de direitos autorais no canal! TRÊS de uma só vez!

Sobre essa tal OmniaMedia não tenho muito o que comentar pois ainda estou buscando saber se ela realmente é dona ou não desse conteúdo. Mas 90% de chance dela não ser, pois os vídeos reclamados são manobras no GTA Online de um canal americano que pedi permissão para usar. Ao que tudo indica, essa tal OmniaMedia está reivindicando vídeos autorais dos próprios YouTubers, o que seria ainda mais ridículo se se comprovar verdade.
Para quem não tá ligado, reivindicações são menos problemáticas que um strike, mas ainda assim fazem os vídeos não gerarem receita e o reclamante gera receita no lugar do YouTuber. Basicamente, eles roubam dos produtores e ainda estão "dentro da lei" para fazer isso. De centavo em centavo, em dezenas de milhares de vídeos reivindicados falsamente, essas "empresas" estão lucrando em cima dos YouTubers! Quando digo "dentro da lei" entre aspas, é porque MUITAS vezes essa "empresa" (que muitas vezes nem empresa é, por isso entre aspas também) que está reclamando não é dona do conteúdo, na verdade não são donas nem de um mísero segundo do conteúdo e reivindicam na maior cara de pau. O problema é que o sistema do YouTube é falho e ninguém dentro dessa plataforma multibilionária consegue ver o que está acontecendo, com "empresas" fazendo falsas reivindicações ridículas sendo que não são donas do conteúdo. Por exemplo, além desses 3 abaixo, a poucos dias atrás eu tentei subir um vídeo sobre GTA Online se passando antes ou depois do Modo História. Logo depois que subi, o ContentID me avisou que um trecho de mais de 1 minuto do vídeo pertencia a uma tal "GT Channel Network". A verdade é que essa "empresa" JAMAIS foi dona daquele 1 minuto de vídeo (que é uma cutscene inicial do GTA Online, com seu personagem chegando em Los Santos, etc.). Se alguém tem direito de reclamar sobre aquele trecho de vídeo era única e simplesmente a Rockstar Games, que realmente é dona do conteúdo; e claro que nós YouTubers temos permissão (informal... mas temos) da própria Rockstar para postar seu conteúdo. Repetindo, apenas a Rockstar poderia reivindicar esses direitos, jamais essa tal "GT Channel Network". Essas falsas reivindicações estão acontecendo com muita gente e é uma pena não ver os YouTubers se unindo e buscando respostas do YouTube e do Google sobre porque estão deixando isso acontecer. Já cansei de reclamar no inútil Fórum de Produtos Google onde ninguém sabe explicar o que acontece. Já me conselharam a contatar minha network BBTV, mas também não vejo como eles poderiam ajudar. Enfim, fica aqui meu desabafo sobre esse problema gravíssimo que PRECISA SER CONSERTADO!
Comentários